|
Formação
Jerson Kelman nasceu no Rio de Janeiro em 1948, é casado, tem dois filhos e quatro netos. Engenheiro Civil (1971) e Mestre em Engenharia Civil (1973) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ph.D. em Hidrologia e Recursos Hídricos (1976) pela Colorado State University.
É professor de Recursos Hídricos da COPPE/UFRJ, membro do Conselho Curador da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), comendador da Ordem do Rio Branco e da Ordem do Mérito Científico. Foi orientador e participou de dezenas de bancas examinadoras de candidatos ao mestrado e doutorado. Em 2003, recebeu o King Hassan II Great World Water Prize por escolha do Conselho Mundial da Água.
Foi diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), de 2001 a 2004, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), de 2005 a 2008, pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), diretor da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (SERLA/RJ), consultor do Banco Mundial para o Brasil, fundador e presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH).
Foi membro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Conselho Curador do Instituto de Hidráulica da UNESCO (Delft, Holanda), Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e coordenador da Comissão de Análise do Sistema Hidrotérmico de Energia Elétrica (diagnóstico do racionamento de 2001).
Escreveu o livro Cheias e Aproveitamentos Hidroelétricos (1983) e mais de uma centena de artigos técnicos e capítulos em livros especializados, bem como dezenas de artigos publicados na grande imprensa.
|